Intercâmbio no Canadá

Hoje a categoria guests com posts especiais de amigos e convidados que já foram para alguns lugares que ainda não fui e que gostaria de ir. Acho que é uma forma também da gente saber o que esta acontecendo por ai….Afinal o mundo não gira só aqui em Sydney, certo?

A primeira convidada é uma super amiga, a Raquel Quintella que além de tudo é uma excelente profissional de Turismo com experiências incríveis. Ela também teve a coragem de largar tudo – Emprego, família e conforto para enfrentar o desafio de viver numa terra diferente por 6 meses, ter uma experiência a mais na vida.

Quando eu li o texto da Raquel sobre o Canadá, tive a impressão que ela estava falando aqui da Austrália. Pois é…Só o Brasil que fica devendo essas coisas. Mais ainda bem que a gente tem a oportunidade de viajar, aprender e quem sabe levar algumas boas idéias para o nosso querido país.

***

Vancover – Canadá by Raquel Quintela

bandeira Canadá

Quando cheguei em Vancouver me impressionei com a mistura de raças que tem aqui, uma quantidade enorme de estrangeiros. O Canada é um país multicultural que tem a maior taxa de imigração per capita do mundo. Percebi a presença de muitos asiáticos em todos os cantos, porém os registram mostram que a maior origem étnica é a inglesa seguida da francesa.

Este multiculturalismo é muito interessante, pois nos permite conhecer diferentes culturas através da comunicação, gastronomia, costumes, vestuários… É muito bom ter este contato com diversas nacionalidades e aprender coisas que jamais imaginaria e ainda aprender a conviver e a respeitar cada cultura.

Outro ponto que me chamou a atenção foi a educação e prestatividade das pessoas que vivem aqui. Isso acontece em qualquer lugar! Ao entrar, por exemplo em um shopping mall, e buscar informação naqueles painéis com o mapa das lojas, certamente vai surgir de algum lugar um funcionário do shopping perguntando se você precisa de ajuda. Os motoristas de ônibus me surpreendem a cada dia com seu bom humor e cordialidade, incrível como eles são preparados para dar informações, inclusive turísticas. As três palavras que fazem parte do cotidiano aqui são: sorryexcuse-me, e thank you. As vezes e até engraçado, pois as pessoas pedem desculpas por acharem que poderiam esbarrar em você, muitas vezes fico tentando entender porque alguém me pediu desculpas e ai percebo que essa pessoa QUASE esbarrou em mim.

bus Vancover

Aqui existe pontualidade para tudo, inclusive para o transporte público. Eu nunca fico mais de 5 min esperando por um ônibus porque posso enviar uma mensagem de texto do celular com o número da parada do ônibus e eu recebo a mensagem de retorno com o horário dos próximos ônibus  podem acreditar, o horário é exato. Tenho também a opção de consultar na internet os horários de todas as linhas de ônibus, sky train, seabus, enfim de todos os meios de transportes públicos.

Canadá caminho

A prioridade no trânsito é sempre do pedestre ou do ciclista, que são muito respeitados na prática. Os ônibus são equipados para transportar bicicletas com um suporte que fica do lado de fora e o próprio ciclista coloca e retira sua bike. Eles possuem também um sistema que rebaixa o ônibus na altura da calçada facilitando o embarque e desembarque de deficientes, idosos e carrinhos de bebê. Ao entrar no ônibus é comum cumprimentar o motorista e ao sair, agradecer. O motorista esperar as pessoas sentarem e/ou se acomodarem para dar partida, já vi alguns avisarem que estão partindo, parece besteira, mas além do conforto, nos sentimos importantes! O pedestre é obrigado a atravessar sempre na faixa de pedestre, podendo ser multado se não fizer isso.

A água que bebemos vem da torneira, já chega potável em nossas casas.

Canadá parque

Vancouver é um lugar que me sinto segura em qualquer lugar e a qualquer hora, tem muita gente esquisita na rua, mas o máximo que vai acontecer é te pedirem um trocado. Quando voltar para o Brasil terei que me acostumar novamente a não andar pela rua falando no celular, não ficar com a bolsa aberta dando bobeira, tomar cuidado ao entrar no carro e etc..

Grand Boulevard Park - North Vancouver4

A cidade possui muitos parques, praças, praias e muito verde, árvores e jardins lindos espalhados, isso deixa a cidade com uma beleza única além de incentivar a pratica de esportes e atividades ao ar livre, como tenis, golf, frisbee, ioga entre outros.

Viver no Candá

Sou muito feliz por ter essa oportunidade de viver por 6 meses em um país de primeiro de mundo, em uma cidade que foi eleita novamente em 2013 como umas das 3 cidades com a melhor qualidade de vida do mundo. Sem falar na experiência do intercâmbio cultural e no aprendizado de um segunda língua.

***

Autora

Raquel Quintela, MBA em Negócios pelo Centro Universitário de Vila Velha e  turismóloga graduada pela Estácio de Sá Vitória / ES e diretora da All Senses Viagens

*E não esqueçam: Use os links dos parceiros encontrados no blog, ganhamos uma pequena comissão, SEM TAXAS EXTRAS PARA VOCÊS, e assim ajuda a gente a viajar mais pelo mundo, contar para vocês e nosso trabalho a crescer ainda mais 🙂

Anúncios

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s